quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Quantas modalidades são olímpicas?

Tem gente que diz que são 28 os esportes programados para os próximos Jogos Olímpicos. Outros divergem: “não, são 38!” Alguns batem o pé no número de 35 modalidades olímpicas. Mas, por que essa discrepância em relação a algo aparentemente básico envolvendo o maior evento esportivo do Planeta Terra? Vamos entender um pouco as razões dessa ‘variação’ numérica. Na verdade, existem 28 Federações Internacionais que regulamentam modalidades disputadas no atual programa olímpico. Algumas delas organizam mais de um esporte como é o caso da Federação de Natação (FINA) que também cuida de outros três esportes de piscina (Nado Sincronizado, Pólo Aquático e Saltos Ornamentais), além da mais nova modalidade olímpica que é disputada em águas abertas (Maratona Aquática). Na contabilidade olímpica há quem some cinco esportes aquáticos em Beijing’2008 e outros consideram quatro (nesse caso, tendo a Natação em piscina ou no mar como uma única modalidade). O Ciclismo tem um caso parecido já que sua maior federação (UCI) possui quatro modalidades: Ciclismo em Pista, Ciclismo em Estrada (tem muita gente que considera estes dois como sendo um esporte único), Mountain Bike e a caçula BMX ou Bicicross. Na conta final, dependendo do critério usado, poderemos ter três ou quatro modalidades olímpicas sobre duas rodas. A Canoagem através da sua entidade internacional (ICF) tem provas de Slalom (em corredeiras) e Velocidade (em raia olímpica, como no remo) com diferentes especialistas somando ‘um’ ou ‘dois’ ao número final de esportes olímpicos. Não perca a conta ai, heim, tem mais. A FILA deste 1972, em Munique, realiza torneios olímpicos de Luta Livre e Luta Greco-Romana, duas modalidades também semelhantes, que muitos generalizam apenas como Lutas Olímpicas. Já a Federação de Ginástica (FIG) vai coordenar três esportes (estes muito mais distintos entre si) nos próximos Jogos Olímpicos com a Ginástica Artística (já chamada em outra época de Ginástica Olímpica), Rítmica (até pouco tempo denominada G.R.D. ou Ginástica Rítmica Desportiva) e o Trampolim. Os esportes coletivos também têm outro exemplo, o Voleibol. A FIVB terá em Beijing o Voleibol de quadra e o Vôlei de Areia (ou praia). Se você, então, considerar isoladamente cada esporte disputado poderá chegar a soma total de 40 modalidades olímpicas (ufa, essa dezena redonda parece razoável), número que preferimos adotar aqui em nosso weblog. A partir de agora, então, quando ouvir esses 'desencontros' entenda as razões e adote a conta final mais sensata na sua opinião.

11 comentários:

Távolo disse...

Oi Everton... eu já prefiro considerar natação e maratona aquático com sendo um esporte só, assim como o ciclismo em pista ou estrada. Assim minha conta final fica em 38.
Abração
Távolo

José Luiz Pedrutti disse...

Fala ai cara... adoro esportes e conheci agora seu blog... uma idéia pra ti é escrever textos sobre as grandes feras que serão os maiores adversários de brasileiros na olimpíada... se quiser tenho uma sugestões q posso enviar...
aleu e luz ai procê...
Zé Luiz.-

Totty disse...

Uauhhh, a bmx tá nas olimpiadas... pratico aqui no inteiro de SP... mo legal, cara... o Brasil vai tá lá competindo? Fala dos nosso bikers numa materia...
Valewwwww...
Totty
PS.: Ai, galera, conhece o site www.abbmx.com.br.

Beto Suez disse...

Puxa, realmente a gente lê varios número spor ai.. o próprio COI coloca no site deles q são 28 os esportes olimpicos... eles devem considerar pelo número das federações internacionais.
Abr. desse fanático por esportes
Beto F. Suez

Antonio Castro disse...

Fala ai pessoal!
Vcs veem q coisa, e eu sempre pensei que luta olímpica fosse a mesma coisa. Q a greco-romana fosse igual a luta livre, fosse o mesmo esporte. Pq vc não fazem matérias explicando as principais regras de cada modalidade: Seria bem bakana, pq as tvs devem mostrar tudo em Pequim...
Valew
Tom ;o)

Carangueijo.com disse...

URGENTE!!! Alguem aí sabe quais e quantos são os países que participaram das olimpíadas de Pequim 2008?
Por Favor preciso com extrema URGÊNCIA URGENTÍSSIMA!!!

Everton Domingues disse...

Olá, meu velho... entra em contato comigo no email evertonrd2007@yahoo.com.br q talvez eu possa te ajudar. Sou o jornalista deste blog. Identifique-se na msg e tentarei passar as infos q precisa. Gde. abraço.
Everton

Everton Domingues disse...

Plá Carangueijo.
Publicamos agora em dezembro uma matéria q deverá suprir tua necessidade. Veja no link http://beijingolimpica.blogspot.com/2007/12/as-naes-unidas-olmpicas.html.
Boa sorte no seu trabalho!

Rita Beanes disse...

Olá Everton
Eviei email e postei um comentário nesse blog e não obtive resposta.
Olha se a Olimpíada Moderna começou em 1896 então vamos para a 28ªOlimpíada e não 29ª como postado por você.
E vê se você tem como me informar se algum brasileiro já levou a tocha olímpica em olimpíadas.
Abraço e aguardo resposta.
Rita
rcbeanes@hotmail.com

Everton Domingues disse...

Olá Rita

Curioso, não havia recebido nenhum email seu e este é o primeiro post seu q me lembro. Apesar da correria, gosto de responder todas as msg q me são enviadas. De qquer forma vou tentar te ajudar. Em relação a tua pergunta 'se algum brasileiro já levou a tocha olímpica em olimpíadas', eu te informo que já foram vários. Em Sydney'2000, o Rio de Janeiro foi escolhido como passagem da tocha na volta ao mundo e diversos brasileiros (a grande maioria ex ou atuais atletas) participaram do evento. Este ano, numa das etapas de março na Grécia, o presidente do COB Carlos Arthur Nuzman conduziu a chama por um trecho. E na etapa de Buenos Aires, o jogador de volei de praia Emanuel também participou da festa. Espero que te ajude as infos.
Qto a outra observação, foram mesmo oficialmente 29 Jogos Olimpicos desde 1896. Três deles foram marcados, mas não realizados por causa das duas Grandes Guerras. Assim, o Comite Olimpico Internacional conta estes na relação oficial (Berlin em 1916, Tóquio em 1940 e Londres em 1944). Nas publicações de Beijing, todas constam as Olimpíadas de 2008 como sendo a 29ª edição.
Agradeço muito sua visita e sempre que tiver duvidas ou observações, elas serão super bme vindas.
Gde abraço e saudações olimpica.

Everton Domingues

Rita Beanes disse...

Olá Everton!
Aproveito para desculpar-me pelo erro de digitação da palavra "enviei" da postagem anterior.
Agradeço a ajuda sobre os brasileiros que levaram a tocha olímpica.Consultei e achei, só que foi nas olímpiadas de Atenas em 2004 que a tocha passou pelo Rio.
Valeu mesmo! E em relação a quantidade de jogos olímpicos da era moderna, você tem razão, vai completar a 29ª edição.
É sempre bom trocar conhecimento,e principalmente de assuntos que nos inebria.
Abraço,
Rita Beanes